O que é Coaching?
Atualmente, muitas pessoas estão buscando o Coaching. Com isso, o coaching vem se tornando uma das maiores e mais importantes ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal ao redor do mundo e através desse processo milhares de pessoas vem se fortalecendo atingindo seus objetivos e se tornando pessoas mais completas. A ICF – International Coach Federation, define coaching como “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”. José Roberto Marques, Presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, define coaching como “a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo”.
Para entendermos melhor a definição de coaching, é necessário inicialmente entendermos de onde vem o conceito. A palavra “Coach” é uma palavra de origem inglesa, porém, foi utilizada pela primeira vez na Hungria, “Kocs”, para designar carruagem, ou seja, aquela que conduz. Aproximadamente no século XVI, os alunos de origem nobre na Inglaterra iam para as universidades de “coach” (carruagem) que eram conduzidas por cocheiros, ou seja, chegavam ao seu “destino desejado” utilizando as carruagens com cocheiros (coachman). Com o passar dos anos, passaram a utilizar esta metáfora como gíria para nomear tutores, professores e técnicos de práticas esportivas como coaches, pois estes profissionais levavam as pessoas de onde estavam para onde queriam chegar.
No século XIX, em 1830 a palavra “coach” começou a ser utilizada na Universidade de Oxford com o sinônimo de tutor, aquele que preparava o estudante para as provas. Um ano depois, foi utilizado pela primeira vez no âmbito esportivo. De 1900 até os dias de hoje, o termo “Coach” denomina o técnico esportista.
A partir das décadas de 1950/1960 o coaching começou a se expandir no ambiente dos negócios, sendo introduzido na literatura dos negócios, como habilidade de gerenciamento de pessoas. Nessa época, psicólogos como Carl Rogers e Abraham Maslow trouxeram à tona movimentos mais humanistas em que as empresas passaram a perceber que atrás de um profissional, existe um ser humano com sentimentos, vontades, pontos fortes, pontos fracos e que se bem orientado e desenvolvido pode atingir e entregar resultados extraordinários.
Desde essa época, o conceito vem se difundido cada vez mais. Na década de 1990, podemos dizer que houve o verdadeiro “boom” desta prática que foi tomando forma, agregando ferramentas e técnicas, auxiliando e impulsionando milhares de pessoas ao redor do mundo nos ambientes profissionais, esportivos, familiares e pessoais.
Atualmente o Coaching é amplamente difundido na Europa e nos Estados unidos, e no Brasil está em constante crescimento. O método vem sendo cada vez mais procurado por profissionais de diversas áreas que buscam por sucesso profissional e realização pessoal
No nosso país, o coaching surgiu na década de 1970, mas foi apenas nos anos 2000 que os brasileiros adotaram o coaching como ferramenta e modelo de desenvolvimento pessoal.
Agora que entendemos a origem e o histórico do Coaching, podemos dizer ainda que é um processo que mistura diversas técnicas, ferramentas e conhecimentos científicos visando aumentar o desempenho de um indivíduo, aumentando os resultados positivos através de um processo conduzido por um profissional (Coach) em uma parceria com o cliente (coachee). Trata-se de um trabalho de mudança positiva e duradoura na forma de pensar e de agir.
Para termos uma compreensão ainda mais clara, é necessário explicar a nomenclatura de cada parte neste processo: Coaching (é o processo), Coach (o profissional que exerce a profissão em coaching), Coaches (plural de coach), coachee (o cliente que passa pelo processo) e coachees (plural de coachee).
Podemos dizer também que o coaching pode ser considerado um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras, visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto. Através de um processo, gera reflexões profundas nos coachees que pecisam ter verdadeiramente a vontade de atingir o estado desejado, foco, disciplina, determinação e, acima de tudo, força de vontade. Outro ponto bastante relevante, é que o cliente tenha capacidade de lidar com as mudanças de mindset (formas de pensar, conjunto de crenças) e de comportamentos, pois essa será a única maneira que poderá adquirir resultados diferentes e extraordinários em suas vidas.
Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual (ponto A) e levá-lo ao estado desejado (ponto B) de forma rápida e satisfatória. Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde através de técnicas e ferramentas o coach auxilia o coachee para que possa conquistar seus objetivos, encorajando-o, apoiando-o, motivando-o e principalmente acompanhando o plano de ação. Essas sessões podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. Durante o processo, muitas perguntas são feitas ao coachee, de modo a gerar reflexões internas profundas para que o mesmo tenha clareza de quais são suas metas, principais objetivos, motivações, pontos fortes e pontos de melhoria, quais são suas competências e habilidades, além de auxiliá-lo a manter o foco e a determinação para que atinja o estado desejado.